Negra Dalila poesias

Minha foto
Sou aposentada da saúde ,sempre escrevi pequenos textos e frases desde minha infância ,leitora ,apaixonada por viagens, escrevo tudo o que sinto ,acredito em Deus ,e espero realmente que o mundo seja um lugar realmente melhor pra viver!

domingo, 14 de abril de 2024

👨🏿‍🦯👩🏿‍🦯 Lugares bacanas merecem poesias :Uma inspiração a mais em cada verso

 Poesia :As aparências enganam

tema principal :o idoso

Local: Câmara legislativa de Porto Alegre contra o etarismo



✨Uma poesia para o evento em Minas Gerais -Março /2024 ✨

 

O piquenique em Monte Alegre de Minas Gerais

A viagem era muito longa,

cheia de conexão,

essa rota literária

foi  feita de muita emoção.

 

Ninguém se conhecia,

a não ser pela rede social

esse momento nem parecia

que um dia seria  real.

 

Encontro de  sete escritoras ,

Vinda até de outra região,

todas nós  éramos mentoras

em prol da cultura e da educação.

 

Picnic na praça ,feito com carinho,

um sarau de arrasar,

crianças com seu lanchinho,

atentos para a poesia escutar.

 

Na fazenda a paz reinava,

sem internet ou  sem luz

isso não importava

pois a paisagem  nos seduz.

 

Porcos ,vacas e cavalos

Lá, de tudo tinha

até uma cobra cansada

que queria ser nossa vizinha.


Nossos anfitriões se esforçavam

para que nada fosse faltar,

doce de leite e queijo fresco

feitos na hora pra degustar.

 

E o carinho de cada uma ,

era mesmo de arrepiar,

parecia que já nos conhecíamos,

e nos achamos naquele lugar.

 

Formou-se uma amizade

genuína e verdadeira

Já sai de lá com saudade

de rever essas escritoras guerreiras !

                                                               Negra Dalila.


🍉🍊📚Piquenique literário em Monte Alegre de Minas Gerais 📚🍊🍉

Uma viagem inesquecível rumo á Minas em prol da literatura: 
 A rota literária da amizade -
   Minha ansiedade aumentava enquanto aguardava minha vez para compra da passagem no aeroporto para cidade de Uberlândia ,Minas Gerais. Nem mesmo as informações das conexões exaustivas e prolongadas, as baldeações necessárias para chegar ao meu destino ou a distância a ser percorrida me desanimava. Finalmente chegara o dia. Participaria do “Rota literária” ,projeto da cronista Cândida Carpena que dentre os objetivos estão: a doação de livros a população carente, o contato com leitores por meio de sarau ,troca de conhecimento com escritores locais, piquenique na praça pública ,atrações artísticas ,diversão infantil e lançamento de livro ,que ocorre por diversas cidades do país. 
    Uma semana antes do evento ,pousara em Uberlândia aproveitando os dias para conhecer os principais pontos turísticos da cidade ,das quais destaco : o Centro municipal da cultura que abrange o teatro, a biblioteca, o Memorial da Congada e a Banda municipal. Passeei também pelo lindo parque do Sabiá ,Museu Municipal de Uberlândia ,Museu Universitário de Arte (MUNA) ,além do mercado público e shopping local. O que me causava estranheza porém era o clima extremamente quente ao qual não estava acostumada. E o que me encantava era o calor humano dos mineiros em nos receber ,admirados por virmos de tão longe. Mas meu foco era chegar a cidade onde ocorreria o evento literário. Com os dias passando e a aproximação da data ,a adrenalina aumentava. Um dia antes do evento, desembarco do ônibus na pequena rodoviária de Monte Alegre de Minas Gerais ,a terra do abacaxi, aguardando a pessoa que me buscaria. Conhecia sua fisionomia somente pelas redes sociais ,esse seria nosso primeiro encontro presencial ,assim como todas as demais escritoras deste projeto. Minutos depois ,avisto a escritora Rita de Castro ,com um sorriso contagiante e um abraço que me fez sentir acolhida. Alguns metros dali ,paramos na casa da poeta Viviane Alves , igualmente alegre e simpática, para um bate papo. 
    Numa tarde linda de sol, no sábado e com um refrescante vento, foi realizado com sucesso o sarau ,a roda de conversa ,o piquenique e a diversão para as crianças, felizes , voltamos para a fazenda a noite e passamos o final de semana ampliando a troca de conhecimento, planejando um próximo encontro, apresentando as dificuldades e acertos na nossa escrita, dividindo experiências ,muitos abraços e confissões ,um encontro memorável que me faz sentir saudades de cada momento que passamos. O que tenho a dizer é somente gratidão e sucesso a todas! Que venha mais encontros com o Rota literária e que em breve possamos nos reencontrar para matar essa saudade! Negra Dalila.

Associação Poemas á Flor da Pele -3 anos de muitas poesias

  Ano 2021     Volume 15 Ano 2022 Volume 16 Ano  2023   Volume 17 Ano 2024 Volume 18 Em Portugal _Feira do livro de Lisboa